O presidente dos Estados Unidos Joe Biden informou que deve anunciar nos próximos dias ajuda aos estados americanos que sofrem a onda de frio histórica. Desde o início da semana, 26 pessoas já morreram e milhões de norte-americanos estão sem energia elétrica. O meteorologista e diretor de negócios da Somar Meteorologia, Willians Bini explica que dois fatores estão provocando baixas temperaturas.
“Primeiro temos que lembrar que os Estados Unidos estão em pleno inverno. Além disso, um vórtice polar que segura o frio perdeu força e permitiu que uma massa polar entrasse nos Estados Unidos. Outro fator importante é a atuação do La Niña, que deixa o clima mais seco no norte e noroeste no país”, destaca.
No estado de Dallas, as temperaturas estão abaixo da normal climatológica. Neste ano, os termômetros registraram até 25 ºC graus negativos, ante 15 °C graus observados em mesmo período de 2020. Segundo o meteorologista, na próxima semana as temperaturas devem voltar aos patamares ideais.
Frio deve prejudicar o trigo
Com temperaturas mais baixas que o normal, a produção agrícola norte-americana deve ser afetada, segundo Bini. “O maior impacto será para o trigo, que está em fase de plantio e pode ter perda de qualidade. No caso do milho, onde a semeadura está prevista para o fim de abril e início de março, ainda é preciso avaliar o impacto do frio no solo. O mesmo vale para a soja”.