Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Entidades do agronegócio convocam produtores pelo impeachment

São esperados em Brasília neste fim de semana cerca de 20 mil agricultores, para acompanhar o processo de votação pelo afastamento da presidente

Associações de agricultores e outras entidades ligadas ao agronegócio estão convocando os produtores rurais a apoiar movimentos a favor do impeachment por todo o país neste fim de semana, quando a Câmara dos Deputados vota o processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff. A maior concentração é esperada em Brasília, onde a expectativa é de que se reúnam 20 mil agricultores.

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) enviou a seus associados uma convocação para a as manifestações. “A participação de todos nós do agronegócio deve ser firme e consistente, que seja capaz de encorajar os deputados a cumprir seu dever nesse momento crucial para a formação de um novo governo”, afirma o comunicado, assinado pelo presidente da entidade, Gustavo Junqueira. 

A Confederação da Agricultura e Pecuária espera receber em Brasília cerca de 500 caravanas de produtores no domingo, dia 17. “Estaremos lá de forma pacífica, mas precisamos que o governador do Distrito Federal realmente garanta a segurança, a paz e a tranquilidade não só aos produtores rurais, mas aos pais, mães e seus filhos para que possam ir e voltar para casa em segurança”, disse o vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner.

Nesta sexta, dia 15, deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária estiveram reunidos com representantes de federações da agricultura. O encontro tratou da recepção das caravanas que estão chegando ao Planalto Central. Os parlamentares usaram chapéus de vaqueiro amarelos, que fasem parte do kit que a CNA distribuirá aos agricultores.

O vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Famasul), Gedeão Pereira, afirma que os produtores que estão a caminho de Brasília, para acompanhar a votação do impeachment, não estão tranquilos por causa dos movimentos favoráveis ao governo, que estão interditando rodovias. Na opinião de Pereira, isso pode atrapalhar a chegada dos agricultores.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, calcula que cerca de mil produtores do estado devem ir a Brasília acompanhar a votação do impeachment. Segundo ele, há agricultores que irão percorrer mais de 2 mil quilômetros. Prado alerta para que manifestantes evitem confrontos ideológicos com integrantes de outros movimentos.

Sair da versão mobile