Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Erradicar fome exige 'mais comércio livre na agricultura', declara ministra

Tereza Cristina afirmou, ainda, que as políticas brasileiras de segurança alimentar combinam transferência de renda e apoio à produção sustentável

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse na Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Roma, que acabar com a fome “é um dos desafios mais urgentes de nossos tempos, juntamente com a erradicação da pobreza e o combate às mudanças climáticas”.

A ministra participou nesta segunda-feira, 26, do painel “Alcançando Fome Zero: Nutritiva e Sustentavelmente”, que tratou de soluções para erradicação da fome no mundo. Tereza Cristina reforçou, em seu discurso, que o esforço para acabar com a fome exige “mais comércio livre na agricultura”, além de transferência de tecnologia e aumento da capacidade produtiva.

“Nos últimos 50 anos, o Brasil fez grandes avanços na alimentação de sua população. A ciência e a inovação modernizaram nossa agricultura. A oferta de alimentos aumentou, os preços baixaram”, disse Tereza Cristina. “No Brasil, a insegurança alimentar hoje está fortemente relacionada a acesso, e estamos trabalhando muito para superá-la.”

A ministra afirmou, ainda, que as políticas brasileiras de segurança alimentar combinam transferência de renda, apoio à produção sustentável e suprimento e acesso adequados a alimentos. “Neste empreendimento, qualidade, dados e monitoramento são essenciais”, afirmou. “Dessa forma, podemos direcionar as políticas de forma mais eficiente para aqueles que mais precisam.”

A representante afirmou que os programas de compras governamentais, incluindo os voltados para alimentação escolar, direcionam alimentos para grupos mais vulneráveis da sociedade e promovem hábitos alimentares saudáveis ao mesmo tempo em que proporcionam renda a agricultores familiares. “São políticas que podem ser facilmente replicadas em outros países e com impacto significativo.”

Está prevista também a presença da ministra no Primeiro Fórum de Ministras da Agricultura das Américas, evento organizado pelo Instituto Interamericano para Cooperação para a Agricultura (IICA).

Sair da versão mobile