Atualmente senador, Esperidião Amin quer voltar a governar Santa Catarina. E para um eventual terceiro mandato à frente do estado que já administrou em 1983-1987 e 1999-2003, ele destaca qual é, desde já, a sua prioridade para a agropecuária: trabalhar em projetos para reservação de água.
“Tive o privilégio de viabilizar a barragem do Rio São Bento”, afirmou o candidato ao governo catarinense pelo PP em entrevista concedida ao Canal Rural. “E hoje, a região sul de Santa Catarina, graças à barragem do Rio São Bento e de outras [obras] que se seguirão, não precisa ter preocupação com a reservação de água”.
Ao reforçar que essa será a sua prioridade de “número um” caso vença a disputa para governar Santa Catarina pelo decorrer dos próximos quatro anos, Amin pontuou que não pretende atuar de forma solitária. Ele acredita que projetos nesse sentido devem ser feitos de forma conjunta com Mato Grosso do Sul e os outros dois estados sulistas: Paraná e Rio Grande do Sul.
“Essa região tem que ter uma política comum que permita a reservação de água, inclusive em áreas de preservação permanente, respeita a lei ambiental”, disse o candidato a governador ao ser questionado pela jornalista Pryscilla Paiva. “É uma necessidade, não de seca, mas de problemas de estiagem”, prosseguiu ao mencionar o projeto de lei sobre o tema no qual é relator no Senado Federal.
Esperidião Amin fala de meio ambiente e cooperativismo
Como candidato a governador de Santa Catarina, Esperidião Amin aproveitou a entrevista ao Canal Rural para externar outras de suas ideias para o agronegócio do estado. Ele falou, por exemplo, de elaborar ações em prol do meio ambiente, como preservar as bacias hidrográficas locais, e da agricultura familiar, com ações desenvolvidas em conjunto com cooperativas e associações ligadas à agropecuária estadual.
Eleições 2022: entrevistas
No decorrer dos meses de agosto e setembro, o Canal Rural exibe série de entrevistas com candidatos ao governo nos dez estados com o maior valor bruto de produção (VBP) de 2022, com base em dados apurados até junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Serão transmitidas entrevistas com candidatos aos governos de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina e Pará. Eles foram perguntados sobre propostas para o setor agropecuário.
Para o governo de Santa Catarina, foram convidados os três primeiros colocados no último levantamento do Paraná Pesquisas, que foi realizado de 9 a 13 de junho e entrevistou 1.540 eleitores catarinenses. Dessa forma, foram entrevistados: Carlos Moisés (Republicanos), Jorginho Mello (PL) e Esperidião Amin (PP).