Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estudo da Farsul prevê venda de 114 mil máquinas agrícolas em 2025

Bom desempenho da agricultura justificaria o cenário para daqui a dez anos, que representa aumento de 54% sobre média de vendas de 2012 a 2014

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) divulgou nesta quarta, dia 2, um estudo que prevê a venda de 114 mil máquinas agrícolas no mercado brasileiro daqui a uma década.

O cenário projetado representa um aumento de 54% em relação à média de vendas de 2012 a 2014. A previsão é de que, ao longo de 2015, a comercialização atinja 42 mil máquinas, subindo 9% no ano que vem.

De acordo com o estudo, o resultado de 2025 será impulsionado, sobretudo, pelo desempenho da agricultura. A estimativa da Farsul é a de que, em dez anos, a safra brasileira de grãos cresça 34%, contra 16% do total mundial.

Cenário atual

O mau momento vivido pela indústria, assegura o trabalho, é conjuntural e, portanto, não exclusivo do segmento. A forte queda nas vendas em 2015 seria devida à drástica mudança na política de crédito, associada às baixas taxas de confiança, instabilidade política e incertezas quando ao ambiente econômico.

A agricultura teria capacidade de se descolar do desempenho econômico do Brasil no médio e no longo prazos, à medida que a demanda seria puxada pelo crescimento mundial e “contaminaria” o ambiente agropecuário brasileiro.

A Farsul afirma que, ainda que as previsões deem conta de uma desaceleração da demanda por alimentos nos próximos dez anos em relação aos últimos dez, será uma demanda muito grande, onde o Brasil assumiria um papel preponderante. 

Não foram mensuradas no estudo hipóteses de não existência de crédito durante o período, segundo a entidade. As projeções para o mercado brasileiro de máquinas devem ser revistas anualmente.

Sair da versão mobile