O governo da China prometeu impor novas barreiras à importação de produtos dos Estados Unidos em retaliação ao anúncio pela Casa Branca de que a administração de Donald Trump se prepara para aplicar tarifas sobre bens chineses.
Na noite desta terça-feira, dia 10, os Estados Unidos decidiram colocar novas tarifas sobre o equivalente a mais US$ 200 bilhões em importações da China.
“A China está chocada pelas ações dos EUA. A fim de salvaguardar os interesses centrais do país e os interesses fundamentais do povo, o governo chinês terá, como sempre, que adotar as contramedidas necessárias”, disse o Ministério do Comércio da China, em comunicado.
Guerra comercial
Na última sexta-feira, 6, tarifas da China sobre produtos importados dos Estados Unidos passaram a valer. A tributação foi uma resposta à taxação implementada pelo governo Trump contra US$ 34 bilhões em bens chineses.
Minutos após a entrada em vigor das tarifas dos EUA, o Ministério de Comércio do país asiático afirmou que Washington lançou “a maior guerra comercial da história econômica” e que Pequim seria obrigada a contra-atacar.