Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EUA dão aula de aproveitamento das hidrovias

Equipe de reportagem do Canal Rural esteve nos Estados Unidos e conheceu a unidade da Cargill que embarca 60 mil sacas de grãos por dia

Fonte: Bruna Essig

Dentre os países que utilizam o transporte hidroviário, os Estados Unidos são líderes. As hidrovias norte-americanas totalizam mais de 40 mil quilômetros, com seis rios navegáveis. São eles: Mississippi, Missouri, Ohio, Tennessee, Illinois e Arkansas.

A eficiência e aproveitamento dos recursos naturais chamaram a atenção de produtores brasileiros de grãos que visitaram os Estados Unidos para conhecer o agronegócio por lá.

A unidade de embarque da Cargill, que fica em Granville, às margens do rio Illinois, embarca soja (60%) e milho (40%) e tem capacidade de armazenagem de 1 milhão e 300 mil sacas. 

Nesta época do ano, o ritmo de trabalho ainda não é tão intenso porque a colheita ainda não começou. Mas, daqui a menos de dois meses, mais de 3.000 caminhões por dia desembarcam grãos, que, ao chegar ali, são misturados. Todo o processo é automatizado: aproximadamente uma hora e meia para descarregar e o mesmo tempo para carregar.

Da unidade, os grãos seguem para dois portos: dois em Louisiana e um no Texas. Cada barcaça leva 60 mil sacas. Tudo que é embarcado aqui vai para fora dos Estados Unidos e leva duas semanas para chegar até o porto. Da unidade até o golfo do México, são 1.600 km. Depois que chegam ao destino final, as barcaças voltam com fertilizantes, areia, carvão e químicos.

Europa, China e Taiwan são os três maiores mercados compradores do grão. A empresa Cargill tem sete estações como esta que conhecemos no rio Illinois, que abriga ao longo de toda sua extensão mais 47 estações. 

Nos vídeos abaixo, você acompanha o processo de descarga dos grãos no terminal da Cargill e vê o movimento de barcaças no rio Illinois.

Sair da versão mobile