O Dia Internacional da Mulher não passou em branco nesta quinta-feira, dia 8, durante a 19ª edição da Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque (RS). O ciclo de palestras sobre mulheres que cooperam contou com a participação da apresentadora do Mercado & Companhia, Kellen Severo.
O evento reuniu na Casa Ocergs-Sescoopr/RS a analista técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop-RS), Ubiracy Barbosa Ávila; a conselheira representante dos líderes de núcleo da região sede da Cotrijal, Roveni Lúcia Doneda; e a administradora de empresas com ênfase em marketing e gestão de negócios, Michele Daandels, além de dezenas de mulheres que participaram da atividade.
Entre as presentes, estava a produtora rural Iracema Reichest, de Ibirubá, interior do Rio Grande do Sul. Com 59 anos de idade, ela relembra como dedicou toda a vida à atividade no campo. “Esse evento é maravilhoso e venho sempre. Acompanho muito as lavouras da minha propriedade e ainda trabalho no leite. Nasci e me criei no mesmo lugar e gosto do que eu faço”, contou.
Como o suor dedicado ao trabalho no campo, Iracema conseguiu pagar os estudos das filhas, que já não vivem mais na propriedade rural. “É muito gratificante ter conseguido um bom futuro para as minhas filhas, por outro lado, fico preocupada com o futuro do agronegócio, pois tem a questão da sucessão. O complicado para os mais jovens é que a renda, muitas vezes, não é tão encorajadora”, afirmou.
A agricultora trabalha com três cooperativas e defende o sistema, já que muitas vezes são essas entidades que conseguem garantir o preço que fornece rentabilidade ao negócio. “Fico muito feliz em saber que as mulheres estão conquistando mais espaço nas lideranças. É sinal de que elas estão acompanhando as novidades e estão dentro do século 21. É importante a gente avançar, não para ficar na frente dos homens, mas sim ao lado deles”, disse Iracema .