O assessor especial da presidência da República, Celso Amorim, anunciou nesta terça-feira (22), durante a 15ª Cúpula do Brics em Joanesburgo, que o bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, está em negociações para sua ampliação.
“É uma realidade no mundo, faz parte de uma nova organização da ordem mundial que não pode ser ignorada”, declarou o assessor ao ser questionado sobre o tema antes de uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autoridades do Congresso Nacional Africano (ANC), partido do líder antiapartheid Nelson Mandela.
Amorim, que tem estado envolvido nas negociações preliminares para a cúpula, destacou que o Brasil, como membro fundador do bloco, vê o Brics como uma “afirmação global” e uma “nova força no mundo”.
“O mundo não pode mais ser mais ditado pelo G7. Aliás, o Obama (ex-presidente norte-americano) já tinha dito isso, quando disse que o G20 tinha substituído o G7”, observou o assessor. “Eu acho que essa reunião dos Brics, com grande interesse de um enorme número de países em desenvolvimento, demonstra que o mundo é mais complexo do que isso”.
______________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.