Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Explosão em fábrica de fertilizantes gera fumaça tóxica em SP

Um bombeiro foi socorrido após inalar a fumaça que se alastrou pelo polo industrial de Cubatão

Fonte: Cetesb/Divulgação

Uma explosão na Vale Fertilizantes chamou a atenção dos moradores de Cubatão nesta quinta-feira, dia 5. Segundo a Defesa Civil local, o incidente ocorreu por volta das 15h e provocou uma densa nuvem de fumaça alaranjada que era avistada de vários pontos da região. Foram acionados o Corpo de Bombeiros, agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e homens do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), do Polo Industrial, assim o com a Defesa Civil.

No final da tarde, a informação do Corpo de Bombeiros era de que membro da corporação havia sido socorrido após inalar a fumaça tóxica. O militar foi descontaminado e encaminhado para o pronto-socorro.Por precaução, diante das primeiras informações disponíveis, a Secretaria Municipal de Segurança decidiu dispensar os servidores da Prefeitura.

Ainda segundo os bombeiros, o vazamento foi controlado dentro do próprio complexo e não corre risco de se alastrar. Em nota oficial, no entanto, a Cetesb informou que o vazamento prejudicou as operações das unidades da Yara Fertilizantes e da Cesari.

Nitrato de amônio

O Corpo de Bombeiros informou que a explosão em um dos tanques provocou o vazamento de nitrato de amônio. Ao todo, 15 viaturas locais e 20 da capital foram enviadas para Cubatão.

Informações divulgadas pela Cetesb informam que o incêndio teve início em uma das correias que alimentam o galpão de nitrato de amônio, matéria-prima para a produção de fertilizantes.  Por se tratar de um produto explosivo, foi necessário o isolamento da área e interdição da rodovia Cônego Domênico Rangoni nos dois sentidos.

Por precaução, os técnicos da Cetesb sugeriram à Defesa Civil do Município de Cubatão a promover a evacuação da comunidade Mantiqueira que fica nas proximidades da empresa Usiminas, que também foi evacuada. Os moradores dessa comunidade foram retirados com a utilização de três ônibus disponibilizados pela empresa e levados para uma escola do município.

Por meio de nota oficial, a Vale disse que “seguiu as diretrizes de segurança da empresa” e promoveu a “evacuação imediata e paralisação da produção da unidade e empresas vizinhas”. Ainda segundo a empresa, o incêndio não atingiu outras unidades.

“A emissão dos gases gerados durante a queima do nitrato já foi contida. A fumaça gerada, de cor laranja avermelhada e tóxica, já foi dissipada na atmosfera. Se respirada em grandes concentrações, pode causar irritação do nariz e do trato respiratório superior, além de tosse e dor de garganta”, disse a empresa, que afirmou ainda que está trabalhando com o Corpo de Bombeiros e autoridades locais e que “não medirá esforços para minimizar os efeitos deste incidente para a população”.

A Vale disse ainda que irá apurar as causas do incêndio e eventuais danos ambientais.

Sair da versão mobile