Exportação de orgânicos cresce em 2015 e chega a US$ 160 mi

A expectativa do setor é que o consumo no Brasil aumente entre 30% e 35% em 2016

Empresas associadas ao Projeto Organics Brasil faturaram 15% mais com exportações de produtos orgânicos processados em 2015. O valor alcançou US$ 160 milhões, informa o coordenador executivo do projeto, Ming Liu. “A meta deste ano é crescer entre 10% e 15%”, continua. 

Ao todo, 77 empresas produtoras e processadoras de alimentos orgânicos fazem parte do Organics Brasil, projeto fomentado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e pelo Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD). 

Para Ming Liu, o crescimento expressivo nos embarques reflete a tendência mundial do segmento. “Houve uma recuperação em relação a 2013, consequência, em parte, da desvalorização do real ante o dólar, o que tornou os produtos brasileiros mais competitivos”, diz. 

Sobre o mercado global, o executivo enumera que atingiu no ano passado a marca de US$ 72 bilhões, com taxas de crescimento na ordem de 11,5% ante 2014. “A grande surpresa foi o surgimento da China como o quarto maior mercado mundial de orgânicos, atrás dos Estados Unidos, Alemanha e França.” 

Já o tamanho do mercado brasileiro é estimado em R$ 2,5 bilhões/ano, incluindo as exportações. “A expectativa para este ano é de crescimento interno de 30% a 35%, sobretudo com a expansão da cadeia de lácteos e de origem animal, com maior valor agregado.”