Agricultura

Agricultores do RS colhem abóboras gigantes de até 98 kg: 'Nem fizemos manejo'

Segundo a família, as sementes tinham sido plantadas no meio de uma lavoura de milho; os frutos chamaram atenção em Ibirapuitã (RS)

O agricultor Eloy Calegari, de Ibirapuitã (RS), ganhou sementes de abóbora gigante de um amigo e resolveu plantá-las no meio da lavoura de milho. De acordo com relato do filho do produtor, Eder Calegari, como o cultivo do amigo da família não tinha vingado, eles não tinham grandes expectativas.

“Meu pai plantou sem muita pretensão, em um chão muito simples. Ele não adubou, não irrigou, nem visitou periodicamente. Estava no meio da lavoura de milho, dificultando o acesso. Quando foi ver, estavam enormes”, relata Eder. “Ficamos muito surpresos com o resultado, não foi um manejo muito correto. Meu pai só largou lá na terra”.

Os Calegari decidiram colher os três frutos maiores — de 98, 78 e 72 quilos — e levá-los até a sede da propriedade, onde estão expostas.

abóboras gigantes
Foto: arquivo pessoal

O sucesso chamou a atenção dos moradores do município localizado no norte gaúcho, principalmente entre as crianças, como a Ana Vitória, de apenas seis anos. “O pessoal está vindo para tirar foto e registrar este momento que nos surpreendeu”, conta.

Ana Vitória posa ao lado das abóboras gigantes
Ana Vitória, de seis anos, posa ao lado das abóboras gigantes. Foto: arquivo pessoal

Segundo Eder, as abóboras gigantes serão usadas para fazer chimia, doce bastante comum na região Sul, e na alimentação dos animais da propriedade. “Claro que teremos ajuda dos vizinhos para essa tarefa, eles já se dispuseram”, diz.

A família também pretende retribuir o presente ao amigo que havia dado as sementes. “A gente vai retribuir dando sementes para ele e para os vizinhos que já solicitaram”, conta o filho do agricultor.

As sementes originais foram adquiridas dos Estados Unidos e, de acordo com os Calegari, têm potencial para gerar frutos de até 200 kg. “Este será o nosso desafio neste ano. Lá para setembro ou outubro, vamos cultivar e dar mais atenção para conseguir frutos maiores. Quem sabe a gente volte ao Canal Rural para mostrar que deu certo”, diz Eder, bastante animado.

Eloi Calegari e Lourdes Calegari junto às abóboras gigantes
Eloy e a esposa Lourdes Calegari junto às abóboras gigantes. Foto: arquivo pessoal