Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PF faz operação contra desvio de recursos para estradas no Tocantins

Organização criminosa teria desviado dinheiro destinado a obras de implantação e recuperação de vicinais a cargo do Incra

Fonte: CNT/Divulgação

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta segunda-feira, dia 3, a Operação Rota 26, para desarticular suposta organização criminosa que teria desviado recursos públicos destinados a obras de implantação e recuperação de estradas vicinais em projetos de assentamento no Tocantins. As obras eram executadas pela superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no estadi (Incra-TO).

As investigações dos dois órgãos apontaram deficiência na elaboração dos projetos de engenharia, impropriedades no acompanhamento e fiscalização de obras, sobreposição de projetos para um mesmo trecho, serviços não executados e pagos e obras executadas fora da área dos assentamentos ou fora da área de acessos a estes, entre outras irregularidades. O prejuízo é estimado em cerca de R$ 1,4 milhão, de um total de aproximadamente R$ 4,2 milhões investidos nas obras.

Participam da operação cerca de 90 policiais federais. Ao todo, estão sendo cumpridos 39 mandados judiciais nos municípios de Palmas, Miranorte, Paraíso, Araguaína, Buritis do Tocantins e Araguatins, sendo 21 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de condução coercitiva. 

O nome da operação – Rota 26 – é uma alusão a uma estrada americana desativada em razão do surgimento de rodovias mais modernas. O número 26 é mencionado para identificar a Superintendência Regional do Incra no Tocantins (SR-26).

Sair da versão mobile