Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Femec abriga exposição de mangalarga marchador

Feira, que começa no dia 29 em Uberlândia (MG), recebe pela primeira vez evento que tem o objetivo de fomentar a raça

Fonte: Divulgação – Femec

A 56ª Exposição Estadual do Cavalo Mangalarga Marchador será realizada em Uberlândia, durante a 5ª Feira de Máquinas, Equipamentos, Implementos, Insumos Agrícolas e Veículos Utilitários (Femec). O evento acontece de 29 de março a 1º de abril de 2016, no Parque de Exposições Camaru.

Além de promover ainda mais a raça no Triângulo Mineiro, a expectativa dos organizadores é receber mais de 200 animais inscritos. Serão avaliadas as características morfológicas e qualidade da marcha dos animais nas categorias Marcha Picada e Marcha Batida para que sejam definidos os campeões de cada uma, condição importante para avaliação dos criatórios da região.

Além disto, a ABCCMM terá um estande para divulgação institucional da raça e a Boutique do Marchador, que colocará à disposição do público presente as novidades e produtos oficiais da raça.

Para o presidente eleito da ABCCMM, Daniel Borja, participar de eventos de grande porte como este é uma grande honra e a oportunidade de expansão para a raça no Triangulo Mineiro.

“Nosso objetivo é atingir novos criadores e usuários do nosso cavalo, cujos números crescem a cada dia. Por isso, o Triângulo Mineiro foi escolhido para receber pela primeira vez a Exposição Estadual do Cavalo Mangalarga Marchador”, diz Borja.

Para Sidney Pimenta, presidente do Núcleo Marchadores do Triângulo, realizar a estadual juntamente com a Femec representa um passo significativo para a divulgação do Marchador.

“Participam desses eventos pessoas importantes ligadas ao campo. A Femec tem relevância pelo volume de negócios que movimenta e pela boa participação de público. Ter o mangalarga marchador inserido na feira será importante para atrairmos novos admiradores”, afirma Pimenta.

Números

Dados da última pesquisa da Comissão Nacional do Cavalo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apontam que o Complexo do Agronegócio Cavalo gera faturamento anual de R$ 7,5 bilhões, registrando 642,5 mil empregos diretos e 2,6 milhões de empregos indiretos.

O decreto de Lei 12.975 sancionado em 2014 declarou o mangalarga marchador como a raça nacional de cavalos do Brasil. Com origem no sul de Minas Gerais, o marchador conquistou o país e conta hoje com mais de 11.500 associados distribuídos por todas as regiões. 

A ABCCMM, com sede em Belo Horizonte, foi criada em 1949 e ostenta hoje o título de maior entidade de criadores de equinos de uma mesma raça da América Latina, com 480 mil animais registrados. No exterior, existem núcleos oficiais do mangalarga marchador nos Estados Unidos, Alemanha, Itália e Argentina.

Características

O mangalarga marchador é um cavalo de sela que obedece aos padrões internacionais. As principais características da raça são: porte médio, temperamento ativo e dócil, cabeça triangular com fronte larga e plana, olhos afastados, salientes e expressivos, tronco forte, profundo e arqueado, membros corretos, bem aprumados e articulados e grande qualidade de movimentos.

O andamento, que pode ser de marcha batida ou picada, é um andamento natural, simétrico, a quatro tempos, com apoios alternados dos bípedes laterais e diagonais, intercalados por momentos de tríplice apoio.

A docilidade é uma das importantes características do Mangalarga Marchador, permitindo que possa ser montado por crianças, jovens, adultos e idosos. Ressaltam-se ainda o rendimento, a rusticidade – um cavalo que se adapta a qualquer tipo de clima e solo – além de ser um animal resistente que suporta longas cavalgadas.

Femec

A Femec é a feira de máquinas, equipamentos, implementos, insumos agrícolas e veículos utilitários realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia. O evento está em sua 5ª edição, tem entrada franca e estacionamento gratuito com foco estritamente comercial e em capacitação.

O objetivo é atrair produtores de todo o Brasil com oportunidades para aquisição de equipamentos com preços e condições de financiamentos iguais às encontradas nas principais feiras do Brasil. Em 2015 a feira contou com 120 expositores, 31 mil visitantes e gerou R$ 280 milhões em faturamento.

Sair da versão mobile