Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Não faltarão fertilizantes para atual safra, diz sócia da Think Brasil

Segundo especialista, caso o Brasil não encontre uma solução para questão dos fertilizantes, o preço dos produtos deve aumentar na próxima safra

Assunto recorrente no último mês por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, a questão dos fertilizantes continua preocupando a agricultura brasileira.

Com a recente notícia de que os Estados Unidos pretende aplicar sanções ao Irã caso ajude a Rússia na guerra, o Brasil pode pedir aos norte-americanos para que isso não aconteça, por conta do adubo iraniano que viria como possível solução a falta de fertilizantes.

Além disso, o Brasil ainda tenta convencer os americanos de não aplicar sanções a Rússia em relação aos fertilizantes, por se tratar de uma questão de segurança alimentar mundial.

fertilizantes
Fábrica de fertilizantes nitrogenados da Bahia (Fafen-BA). Foto: PR/Ricardo Stuckert

A sócia da Think Brasil, Silvia Fargnani comentou sobre o assunto.

” A crise de abastecimento de fertilizantes já é uma questão que vem antes da guerra, independente dela, ainda teríamos essas sanções com relação a Bielorússia. Mesmo com essa questão, creio que para essa safra não vai faltar fertilizantes, principalmente porque muitos produtores andam economizando e ainda tem navios chegando com insumos.”

Silvia ainda complementa dizendo que a necessidade de se tornar cada vez mais autossuficiente na produção de insumos é urgente, visto que o país não pode ser tão dependente das exportações desses insumos e que as próximas safras podem ser atingidas caso o país não consiga uma solução para as sanções.

“Vemos investimento aqui no Brasil para se tornar autossuficiente, mas ainda vai demorar alguns anos. Para a safra de agora, os preços devem aumentar para o consumidor.”

Sair da versão mobile