O Wine Weekend teve início na quinta-feira (21), na capital paulista. Realizado diretamente do Pavilhão da Cultura do Parque do Ibirapuera, o festival de vinho reúne expositores e produtores da bebida. Ao todo, são mais de 2.000 rótulos em exposição. São produtos vindos de 146 regiões espalhadas pelo mundo. O evento será realizado até domingo (24), com ingressos ainda disponíveis.
Além de ter a possibilidade de degustar rótulos do mundo todo, quem comparece ao festival de vinho tem a chance de participar de palestras. O público também é apresentado a preços diferenciados, com descontos de até 70%. Isso porque, segundo os organizadores do evento que está em sua 14ª edição, as vendas feitas de forma direta entre os produtores, os importadores e os consumidores.
“Se preocupar com o meio ambiente, com o próximo, com a saúde mental de cada um” — Zoraida Lobato
“Queremos ressaltar o momento em que o mundo vive, de repensar nosso modelo de vida. De se preocupar com o meio ambiente, com o próximo, com a saúde mental de cada um. Como na época do movimento, estamos dando mais importância ao indivíduo, à ciência e à cultura”, afirma Zoraida Lobato, idealizadora do evento, ao destacar que o tema da vez é Renascentista. Empresária do setor de vinhos há mais de 25 anos, Zoraida é responsável pela organização de outros eventos de vinho realizado no país. São os casos, por exemplo, da Wine Trade Fair e o Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil.
Wine Weekend: 36 mil pessoas em 2021
A Wine Weekend São Paulo Festival começou em 2008, num momento em que o consumo do vinho no Brasil estava iniciando. Desde a edição inaugural, mais de 500 mil pessoas marcaram presença. Somente na edição anterior, realizada em 2021, o público estimado foi de mais de 36 mil pessoas, com 120 expositores e mais de 2 mil rótulos apresentados. “É uma oportunidade de o consumidor conhecer novos rótulos e novas regiões”, comenta Zoraida Lobato.
Festival de vinho com olhar para a sustentabilidade
Neste ano, o festival de vinho realizado em São Paulo investe em práticas favoráveis ao meio ambiente. As rolhas, por exemplo, serão recolhidas para reciclagem e reaproveitamento. Esse trabalho faz parte do “Rolha Verde”, projeto criado com o objetivo de incentivar a reciclagem da cortiça das rolhas e promover maior conscientização em relação às emissões de CO2 e ao desenvolvimento sustentável.
“A feira foi pioneira em ter o compromisso de carbono zero” — Zoraida Lobato
O “Rolha Verde” foi implantado no Brasil em 2013, a partir de parceria firmada pela empresária Zoraida Lobato com a Corticeira Paulista, empresa fabricante de produtos industrializados à base de cortiça. “Temos a certificação de sermos eventos neutros. O Wine Weekend foi o primeiro evento neutro no Brasil, e a feira foi pioneira em ter o compromisso de carbono zero”, complementa Zoraida.