![filme Deus é Brasileiro - Cacá Diegues filme Deus é Brasileiro - Cacá Diegues](https://imagens-cdn.canalrural.com.br/2025/02/filme-Deus-e-Brasileiro-Caca-Diegues.jpg)
O cineasta brasileiro Carlos José Fontes Diegues, mundialmente conhecido como Cacá Diegues, morreu nesta sexta-feira (14) aos 84 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações causadas por uma cirurgia.
Ele nasceu em 19 de maio de 1940, em Maceió, Alagoas, e mudou-se para território fluminense com a família aos seis anos de idade.
Diegues foi um dos grandes precursores do movimento artístico Cinema Novo e, entre as suas obras, uma em particular tem íntima relação com a pesca, atividade que ajuda o agronegócio a ser a potência que contribui com mais de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
O filme “Deus é brasileiro”, de 2003, conta a história de Deus (interpretado por Antônio Fagundes), que está cansado dos erros da humanidade e, para descansar, resolve tirar férias, mas, antes disso, precisa encontrar um substituto para ficar em Seu lugar. Resultado: vem ao Brasil procurá-lo, tendo em vista ser um país tão religioso.
Nessa busca, seu guia é um esperto pescador chamado Taoca (papel de Wagner Moura), que vê em seu encontro com Deus a grande chance de se livrar dos problemas pessoais. Juntos, rodam o Brasil em busca de um substituto ideal.
As filmagens aconteceram nos estados de Tocantins, Alagoas, Rio de Janeiro e Pernambuco, mostrando pontos turísticos, a atividade pesqueira e tudo o que o Brasil tem de melhor – e também de pior. A trama está disponível no streaming Sony One.
Antes de morrer, Cacá Diegues estava produzindo o seu 20º filme. Previsto para ser lançado no segundo semestre deste ano, “Deus ainda é brasileiro”, teve toda sua filmagem em Alagoas.