Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Fim de isenção de impostos na LCA pode prejudicar oferta de crédito rural

O título é importante para composição do Plano Safra. Na temporada anterior, por exemplo, representou 40,5% dos recursos voltados à comercialização

lca
Foto: Pixabay/montagem

A equipe econômica do governo quer acabar com a isenção de imposto de renda em algumas aplicações financeiras, entre elas, a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), título que ajuda a levantar recursos para o crédito rural. Se, por um lado, o fim da isenção pode trazer mais recursos ao governo por meio do imposto de renda, por outro, deixaria o título menos atrativo, e consequentemente obrigaria o governo a buscar alternativas para compor o montante destinado ao setor produtivo no plano safra.

Do valor total de crédito rural ofertado na safra 2018/2019, R$ 29,6 bilhões vieram da LCA, o que representa 16,9%. Já no crédito para comercialização, o título representou 40,5% dos recursos totais da safra passada.

O diretor da Wedekin Consultores, Ivan Wedekin, afirma que não há alternativas à LCA como recursos para o crédito rural. “Não vejo como arrumar R$ 30 bilhões em outro lugar. Nem os bancos emprestariam esse montante a juros de mercado”, diz.

Caso o ministro da Economia, Paulo Guedes, leve o projeto adiante, a agropecuária poderá contar com menos recursos na próxima safra. “Querem alterar a agricultura do Brasil, que está entre as que custam menos ao Tesouro entre os principais países produtores do mundo. Vamos botar fogo em um setor que contribui e cresce?”, pergunta Wedekin.

Esta não é a primeira vez que o governo discute o fim da isenção de títulos como LCA e Letra de Crédito Imobiliário (LCI). O governo de Michel Temer tentou mudanças por duas vezes, mas não conseguiu levar a ideia adiante.

Sair da versão mobile