Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MATOPIBA

Foco no Fogo leva conscientização contra queimadas no Tocantins

'Foco no Fogo' já visitou mais de 2 mil propriedades e alcançou cerca de 16 mil pessoas no interior do estado

O governo do Tocantins começou nesta semana a percorrer municípios do estado em mais uma etapa do projeto de conscientização e prevenção a queimadas ‘Foco no Fogo’. De acordo com o governo do estado já foram 16.405 pessoas alcançadas.

Na última quarta-feira (16), as equipes percorreram propriedades nas cidades de Almas e Porto Alegre do Tocantins. Cumprindo a rota de conscientização em propriedades rurais, estão previstas nesta semana, visitas na região de Serra Gerais e no município de Combinado.

Até o momento, as equipes do ‘Foco no Fogo’ visitaram 2.036 propriedades e realizaram 28 ações em unidades de ensino e instituições, como palestras, cursos e treinamentos, segundo relatório do aplicativo de Registro de Visita de Conscientização e Prevenção de Incêndios Florestais (Recprev), entregue à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Para Erliette Gadotti, diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, o ‘Foco no Fogo’ dedica atenção a todas as comunidades do estado e tem avançado a novos municípios para ampliar o alcance da conscientização.

Em agosto, além de percorrerem propriedades rurais, unidades de ensino, instituições municipais e assentamentos, as equipes do projeto visitam comunidades indígenas e povoados quilombolas, seguindo a rota do fogo, de norte a sul do Tocantins.

Ação conjunta

Na última semana, equipes da Semarh, da Defesa Civil; do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Natureza do Tocantins, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, da Energisa, do Prevfogo/Ibama e do Departamento Estadual de Trânsito percorreram propriedades na região do Jalapão, com visitas de conscientização nos municípios de São Félix e Mateiros.

Projeto de conscientização e prevenção a queimadas do governo do Tocantins, 'Foco no Fogo', alcançou até o momento 16.405 pessoas no estado
Foto: Robson Corrêa/ GovTO

De acordo com a secretaria, as equipes intensificaram as visitas nos povoados e nas propriedades rurais, bem como as recomendações sobre os riscos das queimadas ilegais e incêndios florestais.

O município de Mateiros, por exemplo, de acordo com a Defesa Civil Estadual, ocupa até o momento, a terceira posição no ranking de focos de calor no estado.

Foco no Fogo

O projeto ‘Foco no Fogo’, é uma ação conjunta da Semarh e 32 instituições do Comitê Estadual do Fogo, que busca parceria dos moradores, no compartilhamento das orientações com seus vizinhos, bem como o comprometimento da população no período de suspensão da autorização de queima no estado, para reduzir os índices registrados.

Nas visitas, são abordados os riscos e os prejuízos causados pelas queimadas e incêndios florestais, devido ao uso indevido do fogo no período crítico de estiagem.

A ação também esclarece como funciona a tecnologia de monitoramento via satélite para identificação da origem do fogo e posterior visita das equipes de fiscalização.

Também é distribuído material com contatos que permitem o registro de denúncias anônimas de infrações e crimes ambientais.

Sobre o Matopiba

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Matopiba é uma região formada por áreas majoritariamente de cerrado nos estados do MAranhão, TOcantins, PIauí e BAhia, para onde a agricultura se expandiu a partir da segunda metade dos anos 1980.

Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile