O Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) prorrogou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública no município de Caarapó (MS) por mais 15 dias, conforme define a Portaria 652, publicada nesta segunda-feira, dia 27, no Diário Oficial da União. Segundo nota do MCJ, o objetivo é apoiar as atividades da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, para garantir a segurança das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública na área de ocorrência de conflitos entre índios e fazendeiros.
A tropa da Força Nacional está na cidade sul-mato-grossense desde 15 de junho, um dia após o confronto que resultou na morte de um índio. O envio da Força tinha sido aprovado, em caráter de urgência, pelo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, após solicitação do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.
As ações da Força Nacional estão sendo focadas no policiamento ostensivo, para evitar novos confrontos. As interlocuções com os índios estão sendo lideradas por representantes do Ministério Público Federal e da Fundação Nacional do Índio (Funai).