A frente fria que atua no Brasil continua a impactar o clima nas regiões Sul e Sudeste do país. Nesta quarta-feira (14), há previsão de geadas no Rio Grande do Sul e no centro-sul do Paraná, com temperaturas mínimas abaixo de 3 °C nas áreas mais afetadas, de acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller..
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A região Sudeste também enfrenta um amanhecer frio, com temperaturas de 7 °C na capital paulista e de 9 °C a 10°C em áreas do interior. O risco de geada persiste na Serra da Mantiqueira.
No Centro-Oeste, o sol predomina, embora algumas áreas possam ter sol entre nuvens. As temperaturas começam a se elevar em Mato Grosso do Sul, onde a mínima na porção sul do estado será de 13 °C.
A frente fria avança em direção ao Nordeste, levando chuvas leves para o sul da Bahia, sul do Piauí e Maranhão. No entanto, não são esperados grandes volumes de chuva, exceto no Ceará e em áreas do interior da Paraíba e Pernambuco, onde as máximas alcançam 36 °C.
Na região Norte, especialmente no Tocantins e no centro-sul do Pará, chuvas leves de 5 a 7 mm devem aliviar o calor, com temperaturas caindo de 38 °C para cerca de 34 °C.
Nos próximos cinco dias, a maior parte do Brasil continua seca, favorecendo a finalização da colheita do milho safrinha. A partir de 19 de agosto, uma nova mudança climática é esperada, com a formação de um cavado na região Sul, que pode trazer chuvas volumosas de até 100 mm para o centro-sul do Rio Grande do Sul.
Esse cenário pode desencadear condições de tempo severo, afetando lavouras de tabaco e culturas de inverno em desenvolvimento.