A quinta-feira, 25, começa com uma frente fria, associada a um sistema de baixa pressão atmosférica presente no interior do continente, trazendo pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento para o oeste do Rio Grande do Sul, noroeste, região central, sul, campanha gaúcha e até alguns pontos da depressão central do estado. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, o tempo ainda é firme, mas com aumento de nebulosidade por conta da aproximação do sistema frontal.
- Nuvem de gafanhotos deve ser dispersada com chegada de frente fria
- Veja o caminho feito pela nuvem de gafanhotos que ameaça o Brasil
“Destaque para as temperaturas na região Sul, pois estão mais elevadas na madrugada em relação às anteriores por conta dos ventos que sopram do quadrante norte. Já no Sudeste e Centro-Oeste, o tempo firme predomina, por conta da atuação de uma massa de ar seco”.
A Somar Meteorologia informa que a variação de nuvens ocorre apenas em Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo, mas sem chuva. As temperaturas estão amenas nestas duas regiões, porém um pouco menos que nas últimas madrugadas.
Já no Nordeste, pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada são registradas desde o litoral da Bahia, incluindo o litoral de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco devido aos ventos úmidos que sopram do oceano. Bastante variação de nebulosidade ocorre também no Rio Grande do Norte e no norte do Ceará, com registro de chuva fraca em pontos isolados. Nas demais áreas do Nordeste, há variação de nuvens, mas sem registro de chuva.
Quanto ao Norte do país, tempo firme predomina no Tocantins, grande parte do Pará, leste do Amazonas, Acre e Rondônia. Já na faixa que se estende desde o sul do Amapá, incluindo o noroeste do Pará, norte e oeste do Amazonas e Roraima, pancadas de chuva de intensidade moderada a forte e com trovoadas ocorrem devido a instabilidades tropicais e devido à Zona de Convergência Intertropical.