Dia de sol e calor? Nada disso. De acordo com boletim meteorológico divulgado pela Climatempo, o domingo (9) será marcado pelo avanço de uma nova frente fria sobre ao menos duas regiões do país: Sul e Sudeste.
+ La Niña até o verão de 2023 pode levar à quebra de safra de soja no Sul
Além disso, para o Sul, a possibilidade de geada não está descartada. Para o Sudeste, o risco de nova queda de granizo segue ativo — assim como registros de ventanias de forte intensidade.
Para o Centro-Oeste, o destaque climático do dia é a passagem de um corredor de umidade, o que fará com que os acumulados de água sejam elevados. No Nordeste, as chuvas seguirão concentradas no litoral. Enquanto isso, pancadas de chuva e trovoadas devem ocorrer em boa parte da região Norte.
Frente fria e mais
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do país. As informações são da Climatempo e válidas somente para domingo (9):
- Sul
A frente fria avançará rapidamente pela região e causa chuva no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. No estado paranaense, a chuva será mais volumosa, com direito a temporais, principalmente em Foz do Iguaçu. Isso correrá porque as instabilidades serão reforçadas por um corredor de umidade que virá do interior do continente.
Na Fronteira Oeste Gaúcha, Campanha e região central do Rio Grande do Sul, uma nova massa polar derrubará as temperaturas. Dessa forma, há a possibilidade de registro de geada nas proximidades de Bagé.
- Sudeste
A passagem de uma nova frente fria manterá as instabilidades em toda a região. A chuva ocorrerá de forma volumosa em vários setores do estado de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Essas pancadas de chuva serão acompanhadas por trovoadas e picos de intensidade. Além disso, não se descarta nova queda de granizo. Há também a expectativa de ventanias de forte intensidade.
- Centro-Oeste
Um corredor de umidade que virá do interior do continente aumentará as instabilidades em toda a região. Os acumulados de água serão elevados. Desde já, há alertas para temporais e chuva volumosa, além de ventanias e descargas elétricas.
- Nordeste
As instabilidades irão avançar e nuvens carregadas se formarão no sul do Piauí, por exemplo. Mas essas instabilidades irão ocorrer de forma isolada e serão mal distribuídas.
A chuva, por exemplo, permanecerá concentrada na faixa litorânea. Enquanto isso, o interior nordestino seguirá com tempo quente e seco.
- Norte
Pancadas de chuvas e trovoadas são aguardadas para grande parte da região neste domingo. No Tocantins, a chuva, no entanto, será mais isolada. Todavia, o tempo será firme no noroeste do Pará.