O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), relator da medida provisória que estabelece a tabela de custos mínimos dos fretes, afirmou que o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ajudou na negociação para a votação da matéria e que concorda com o pleito dos caminhoneiros. O parlamentar destacou um acordo para suspender as multas indenizatórias aplicadas a empresas que não cumpriram o preço imposto pelo primeiro tabelamento, em 30 de maio, até a publicação de uma nova tabela.
O documento – que deve ser criado também com a participação do setor produtivo, e não apenas por representantes dos caminhoneiros – está previsto para ficar pronto daqui a dez dias, em 20 de julho.
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“Foi uma negociação que nós fizemos, com o setor produtivo, com a Frente Parlamentar da Agropecuária. O ministro Blairo Maggi ajudou; ele é um grande produtor, todo mundo conhece e ele foi sensível a isso, acha que deve ter o custo mínimo do frete e deve ter um entendimento. Nós estamos trabalhando juntos”.
Mesmo compondo o governo, Maggi se posicionou contra o tabelamento Em entrevista ao Canal Rural em 26 de junho. Depois, adotou discurso mais cauteloso e passou a destacar os efeitos negativos da medida e a busca por uma solução.
O Canal Rural entrou em contato com o ministro para comentar a declaração de Terra, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.
Antes da declaração, o deputado do MDB e representantes de entidades do agronegócio discutiram perto do plenário da Câmara. Terra não concorda com os argumentos do setor e fala em “exploração” aos caminhoneiros.
Terra quer que a MP 832/2018 seja votada entre esta terça-feira, dia 10, e quarta-feira, dia 11, na Câmara dos Deputados para seguir ao Senado antes do recesso, que começa no dia 17. “Tem multa que a gente está anistiando, uma série de coisas; quanto mais cedo (for votada), melhor”, disse.
O relator Osmar Terra, entidades do setor produtivo agropecuário e caminhoneiros se reuniram no fim da tarde desta terça-feira, para discutir o tema. O setor agropecuário apresentou diversos números com o impacto do tabelamento de fretes nos produtos do campo e também ao consumidor.