O sábado (8) será marcado por tempo seco e temperaturas baixas pela manhã, com potencial para geadas nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Esse frio fora de época está relacionado com o fenômeno La Niña. O tempo fica aberto no Paraná, em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e em partes do Rio Grande do Sul, onde as as temperaturas irão subir durante a tarde.
+ Defesa Civil alerta sobre fortes tempestades no Brasil
+ Granizo destrói lavouras de café, feijão, hortaliças e frutas
Ao final do dia, uma frente fria se formará no sul do Rio Grande do Sul e levará chuva para o litoral. Outra frente fria, na altura da costa do Rio de Janeiro, ajudará a canalizar a umidade da região Norte. A chuva vai se espalhar desde o Amazonas até o Espírito Santo. Chuva forte com temporais no leste e nordeste de Minas Gerais. Potencial para temporais também no oeste do Amazonas e do Acre.
Frio e geada na próxima semana
A próxima semana vai começar com muita instabilidade e temperaturas baixas no Sul. No Rio Grande do Sul, a massa de ar polar atuará com mais intensidade e o tempo ficará firme em grande parte do estado, com possibilidade de ocorrência de geada entre Bagé e Santa Maria. No setor norte do estado gaúcho, a chuva se concentrará no período da manhã, sendo volumosa principalmente nos municípios de divisa com Santa Catarina.
No Paraná e em Santa Catarina, os acumulados são elevados e há ocorrência de temporais, descargas elétricas e possível queda de granizo. As instabilidades estão associadas à presença de um cavado meteorológico na Argentina e também pela entrada de umidade do oceano.
___________
Acompanhe notícias sobre agricultura, pecuária e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.