PRÓXIMOS DIAS

Frio intenso e chuva atingem Centro-Sul; confira a previsão do tempo

Meteorologista prevê benefícios para culturas como trigo, café e cana-de-açúcar

alerta de chuva forte, , cuasada por frente fria
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Uma área de baixa pressão atmosférica no oceano, aliada a uma baixa pressão na altura do Paraguai, trará chuvas significativas para lavouras em Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste de São Paulo nesta semana. A meteorologista da Climatempo Patricia Cassoli conta os detalhes.

Previsão de chuva

Segundo Cassoli, a semana começou com a passagem de uma frente fria pela costa da região Sul em direção ao Sudeste. Nesta terça-feira (9), a previsão é de chuva em áreas do Centro-Sul, especialmente no norte de Santa Catarina, centro-norte e leste do Paraná, metade sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. “O dia será fechado com chuvas de moderada intensidade”, diz ela.

Impacto nas lavouras

A chuva será benéfica para essas regiões, pois trará umidade ao solo, ajudando a repor água em áreas que estão bastante secas, com valores abaixo de 40% de água disponível no solo, destaca Cassoli.

No entanto, algumas lavouras de milho safrinha, que tiveram plantio mais tardio, ainda podem se beneficiar dessas chuvas, apesar de chegarem um pouco tarde.

Frio intenso no Sul

Além da chuva, uma onda de frio atua na região Sul desde o dia 6 de julho, com temperaturas entre 3 °C e 5 °C, abaixo da média para o período.

“Há expectativa de chuva congelada nas serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, como em Urupema (SC), nesta terça-feira”, observa Cassoli.

Previsão para os próximos dias

A chuva continuará concentrada em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com acumulados em torno de 50 mm no Paraná.

No período entre 14 e 18 de julho, a chuva seguirá mais concentrada no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ajudando a repor a umidade do solo.

No entanto, não há expectativa de chuva para o interior do Brasil, como Mato Grosso, Goiás e a região do Matopiba. “As atividades de colheita do algodão e do milho segundo a safra seguirão favorecidas nesse período,” afirma Cassoli.

Entre 12 e 16 de julho, o ar frio reforçará sua presença, beneficiando o desenvolvimento do trigo, que necessita de frio. “As temperaturas ficarão entre 3 °C e 5 °C abaixo da média em áreas que vão do Rio de Janeiro ao sul de Minas, São Paulo e até Mato Grosso”, diza meteorologista.

Previsão de chuva até 23 de julho

No período entre 19 e 23 de julho, a chuva diminuirá em São Paulo e Mato Grosso do Sul, favorecendo a colheita do café e da cana-de-açúcar.

Ainda haverá alguma chuva no sul do Rio Grande do Sul, com acumulados de até 30 mm, enquanto as atividades no campo seguirão favorecidas em outras áreas.