PREPARE-SE

Onda de frio intenso e risco de geada no Sul e temporais em várias áreas; confira a previsão do tempo

Há risco de geada nas áreas de baixada do RS e SC durante o fim de semana, quando mínimas podem atingir entre 2 ºC e 4 ºC

A frente fria que avança pelo Sul provoca temporais, frio acentuado e risco de geada na região. Enquanto isso, o calor intenso e a seca persistem no Centro-Oeste e Sudeste. As chuvas também se concentram no Norte e Nordeste do país.

O Brasil Central permanece ensolarado, enquanto as pancadas se concentram na faixa litorânea do Nordeste e em quase todos os estados do Norte, com exceção do Tocantins.

Impacto da frente fria no Sul

No Sul, a frente fria traz chuvas intensas e ar polar. As temperaturas devem cair drasticamente nos próximos dias, com risco de geada nas áreas de baixada do Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante o fim de semana, quando as mínimas podem atingir entre 2 ºC e 4 ºC. Os temporais continuam nesta sexta-feira (24), seguidos por um sábado (25) e domingo (26) com sol entre nuvens e temperaturas mínimas em torno de 4 ºC em Passo Fundo e Campos Novos, por exemplo.

Os temporais, acompanhados de risco de granizo e rajadas de vento acima de 70 km/h, continuarão a afetar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e sul de Mato Grosso do Sul.

Áreas do Sudeste também vão enfrentar diminuição de temperatura. Em São Paulo e no sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as mínimas podem ficar entre 14 °C e 16 °C nos próximos dias.

Frio e temporais

A previsão indica que o frio intenso deve se estender até a próxima semana, atingindo também a região Norte. Em Vilhena, Rondônia, as temperaturas podem cair para 13 ºC entre os dias 29 de maio e 3 de junho.

A partir do fim de semana, o tempo ficará mais firme no Sul, com a entrada do ar mais frio, proporcionando uma janela de tempo seco de aproximadamente dez dias, o que ajudará nos trabalhos agrícolas no Rio Grande do Sul.

Calor intenso no Centro-Oeste e Sudeste

Enquanto isso, o Centro-Oeste e Sudeste continuam a enfrentar temperaturas elevadas e seca. As máximas podem alcançar 36 ºC em Cuiabá (MT) e 35 ºC no Tocantins, agravando a situação agrícola.

A umidade do solo está abaixo de 40% em várias áreas, prejudicando a segunda safra de milho e outras culturas.

Chuvas no Norte e Nordeste

No Norte e Nordeste, chuvas intensas estão previstas. Roraima pode registrar volumes superiores a 100 mm nos próximos cinco dias, impactando os trabalhos no campo.

No litoral de Pernambuco e interior da Paraíba, as chuvas também serão significativas, com risco de alagamentos.

Monitoramento contínuo

A população deve se preparar para enfrentar as adversidades climáticas previstas, especialmente no Sul, onde o frio intenso e a geada representam um desafio adicional para a agricultura e o conforto térmico das pessoas desalojadas pelas recentes enchentes.

A previsão é de que, após este período frio, as temperaturas comecem a subir gradativamente, proporcionando um alívio temporário até a próxima frente fria.