Gedeão Pereira foi reeleito presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), em eleição realizada nesta terça-feira, 5. Dos 131 sindicatos aptos a votar, 112 compareceram e elegeram a Chapa 1 de forma unânime. Esta foi a 43ª eleição realizada pela federação de agricultura mais antiga do país, com 94 anos. O novo mandato inicia no dia primeiro de janeiro de 2022 e vai até 31 de dezembro de 2024.
Após o anúncio do resultado, Gedeão avaliou que não ter oposição foi uma mensagem muito forte da classe. “Quando vocês vêm até aqui para votar com chapa única mostra que a Federação atende aos seus anseios. Estou muito orgulhoso! Isso nos encoraja, mas dá responsabilidades”, declarou.
Para a próxima gestão, o presidente reeleito apontou os três principais temas a serem tratados, o programa Duas Safras, as questões judiciais envolvendo meio ambiente e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “Se essas metas forem atingidas deixo esta casa com a sensação de missão cumprida”, revelou.
A atual diretoria sofrerá uma renovação de 40%. Entre os diretores executivos, Francisco Schardong permanece como diretor administrativo e José Alcindo Ávila como diretor financeiro. Gilberto Schilling Moreira assume como 2º diretor administrativo e Paulo Roberto Vargas como 2º diretor financeiro.
O número de mulheres na diretoria foi ampliando. Agora são quatro compondo o quadro. Margarete Marques e Maria Tereza Mendes como diretoras suplentes, Teodora Lütkemeyer como titular do conselho fiscal e Márcia Mueller Medeiros como suplente do conselho fiscal.