Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Geleia de flores faz sucesso na Expointer

Produto pode ser degustado na feira de Esteio (RS), no estande da Agroindústria Aromas do Sítio; conheça variedades que pode ser usadas na culinária

geleia de flores
Foto: Francielle Bertolacini/Canal Rural

Quem anda pela área destinada à agricultura familiar na Expointer, maior feira a céu aberto da América Latina, pode encontrar além de alimentos tradicionais do segmento, como queijos e embutidos, alguns produtos diferenciados, como o caso da geleia de flores.

Dona da Agroindústria Aromas do Sítio, em Nova Petrópolis (RS), Rejane Gottschalk conta com orgulho a origem da ideia tão diferente. “A Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural] da minha região estava querendo introduzir algumas flores na gastronomia local, então eu comecei a fazer alguns cursos sobre o assunto e em um deles surgiu a oportunidade”, conta a agricultura.

Segundo ela, as aulas deram uma noção geral sobre o assunto. No entanto, assim que o curso acabou, a tarefa mais difícil teve início, que era tornar real o produto imaginado. “Nós tivemos que fazer uma pesquisa sobre flores que melhor se adaptavam, analisar o sabor de cada geleia e a cor. No total, creio que foram de dois a três anos para chegar no produto final. Foi um grande projeto de testes”, conta.

Foto: Francielle Bertolacini/Canal Rural

Participando pela primeira vez da Expointer, Rejane trabalha com sete tipos de geleias, sem contar as de pimenta e hortelã. O visitante da feira que passar pelo estande poderá provar os sabores de rosa, hibisco, flor de laranjeira, amor-perfeito, camomila, calêndula e capuchinha.

Manejo

A pequena produtora comenta que o produto é 100% orgânico e produzido em ambiente livre de poluição. “Todas elas são plantadas em um ambiente livre de agrotóxicos e de adubação química”.

Outro ponto curioso é que as geleias não possuem o sabor do aroma que liberam. “A única que possui o mesmo gosto do cheiro é a flor-de-laranjeira”, diz. Apesar da diferenciação do produto, Rejane Gottschalk relata que alguns visitantes da feira ainda têm bastante resistência ao novo. “É um trabalho árduo, mas com divulgação creio que as pessoas vão se habituar”, comenta.

Flores na culinária

De acordo com a Emater do Rio Grande do Sul, pelo menos dez tipos de flores podem ser usadas na culinária. Veja abaixo algumas delas e suas propriedades culinárias.

Foto: Prefeitura Municipal de Morro Reuter (RS)

Alfazema: sabor adstringente, aroma refrescante e coloração levemente azulada. A flor é ideal para decorar bolos, biscoitos e geleias. Além disso, possui bom condimento para azeites e vinagres.

Foto: Prefeitura Municipal de Ibati (PR)

Amor-perfeito: tem sabor levemente azedo e cores entre lilás e o amarelado, dependendo da flor utilizada.Pode ser utilizada em bebidas, sobremesas, lanches, saladas molhos, bolos e biscoitos. Com visual colorido e atraente, a planta incentiva a criatividade na cozinha.

Prefeitura de Vacaria (RS)

Calêndula: com coloração entre o amarelo e a laranja, pode ser usada em bebidas e em pratos doces e salgados. Antigamente era usada para colocar cor em queijos e molhos.

Foto: Pixabay

Camomila: possui sabor leve e refrescante, aroma típico e cor amarela. Na culinária, a planta combina com bebidas e doces.

Foto: Paula Rodrigues/Embrapa

Capuchinha: sabor picante e adstringente bem pronunciados, doce na base da flor, cor amarelo/salmão e textura crocante. As flores e folhas podem ser usadas em pratos de salada, omeletes, tortas, recheios e coberturas, além de licores e geleias.

Foto: Pixabay

Flor de abóbora: tem sabor leve e textura cremosa. É deliciosa em omeletes, combinações com queijos, sopas e arroz.

Foto: Pixabay

Flor de laranjeira: possui sabor adocicado, suave e persistente e aroma intenso.

Foto: Pixabay

Hibisco: possui um sabor azedo intenso e cor vermelha ou rosa intenso. As folhas, flores e outras partes são comuns em pratos regionais do Maranhão.

Foto: Pixabay

Jasmim-trepadeira: contém sabor e aroma adocicado e pronunciado. A planta vai bem em bebidas e refrescos, além de geleias, glacês, bolos, biscoitos, sorvetes e cremes.

Foto: Pixabay

Madressilva: tem sabor e aroma adocicado. Pode ser incluída em saladas, combinações com frutas, refrescos e cremes gelados.

Foto: UFRGS

Marcela: tem cor entre o amarelo e o ocre, combinando com cremes e pratos à base de leite. Pode ser usada em geleias, sorvetes, bebidas, molhos e arroz. Também condimenta vinagres e azeites.

Foto: Prefeitura Municipal de Teresina (PI)

Rosa: contém sabor e aroma persistentes, cor rosa de tons leves a intensos, e de amarelo ao ocre. As flores volumosas em pétalas dão bom rendimento aos pratos. A variação de cores e a beleza são características que incentivam a criação de pratos diferentes.

Foto: Pixabay

Violeta: possui sabor leve, aroma suave e persistente, e cor entre o violeta e o azul. Ideal para doces e bebidas. É ingrediente da confeitaria sofisticada, sendo usada em bolos, cremes, sorvetes e glacês.

Sair da versão mobile