PAUTA DE DISCUSSÃO

Genética e passaporte equestre são temas de reunião entre o Mapa e CNA

Um dos pontos centrais da discussão foi a Lei 15.021/2024, que estabelece diretrizes para o controle genético e a clonagem de animais

Equídeo
Foto: Agrodefesa

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) marcou presença na última quinta-feira (20) de uma reunião da Câmara Setorial de Equideocultura do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), onde foram discutidos temas cruciais para o setor equestre brasileiro.

Controle Genético e Clonagem em Foco

Um dos pontos centrais da discussão foi a Lei 15.021/2024, que estabelece diretrizes para o controle de material genético animal e a clonagem de animais domésticos de interesse zootécnico. Kalinka Koza, assessora técnica da CNA, ressaltou que, embora a lei abranja todas as espécies, as particularidades serão definidas por normas e portarias complementares.

“A participação da CNA junto ao Ministério é essencial para assegurar que a legislação reflita as necessidades do setor, especialmente na reprodução equina e em outras cadeias produtivas”, afirmou Koza.

Passaporte Equestre

Outro tema de destaque foi o passaporte equestre, previamente debatido na Comissão Nacional de Equideocultura da CNA. Segundo Kalinka Koza, essa ferramenta tem o potencial de simplificar o trânsito de equídeos, garantindo a rastreabilidade sanitária.

“Nosso objetivo é oferecer aos produtores um instrumento prático que facilite a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), mantendo a rastreabilidade. A implementação do passaporte equestre nos estados é o primeiro passo para sua adoção nacional e internacional, em consonância com o programa ‘High Health, High Performance’ do Mapa”, explicou.