Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Governo cria câmara de gestão hídrica para enfrentar crise energética

Comitê liderado pelo Ministério de Minas e Energia vai estabelecer diretrizes para gerir o setor hidroenergético em caráter temporário, até 30 de dezembro

O governo do presidente Jair Bolsonaro publicou no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 28, uma medida provisória para tratar da crise hídrica e energética que o Brasil atravessa. A MP de nº 1.055  institui a Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg),  com o objetivo de estabelecer medidas emergenciais para a otimização do uso dos recursos naturais e para o enfrentamento da atual situação de escassez de água, na tentativa de garantir a continuidade do suprimento eletroenergético no país.

A câmara deverá existir até 30 de dezembro. Ela será presidida pelo Ministério de Minas e Energia, sendo composta também pelas pastas da Economia; Infraestrutura; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Meio Ambiente; e Desenvolvimento Regional.

Entre as atribuições da Creg, está a definição de diretrizes para estabelecer limites de uso, armazenamento e vazão das usinas hidrelétricas e eventuais medidas mitigadoras associadas a isso.

Também ficará a cargo do colegiado estabelecer prazos para atendimento dessas diretrizes pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e pelos concessionários de geração de energia elétrica.

Além disso, a medida assinada nesta segunda permite a contratação de reserva de capacida por meio de procedimentos competitivos simplificados, a serem estabelecidos pelo Ministério de Minas e Energia.

Sair da versão mobile