Patrus Ananias falou sobre os assentamentos durante a primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. Ele disse que o MDA tem dois objetivos principais em 2015. O primeiro é assentar 60 mil famílias acampadas que já estão no cadastro do governo federal, além de identificar outras 60 mil.
O segundo é dar aos assentamentos rurais condições dignas de moradia e oportunidade para a produção de alimentos. Para cumprir a promessa, o ministro pretende usar áreas públicas e desapropriação de terras privadas.
– Vamos trabalhar com as terras públicas, mas também com terras privadas que possam ser, nos termos da lei, desapropriadas ou compradas, sempre respeitando a legislação vigente, mas buscando sempre esse objetivo fundamental pra nós, que é assentarmos em condições digas as famílias acampadas no Brasil – declarou o ministro.
Na ocasião, Patrus Ananis também anunciou Humberto Oliveira como novo secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA. Oliveira já ocupou a secretaria em 2008.
Editado por Gisele Neuls