Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Governo lança pacote de ações em favor de Brumadinho

Gigante do segmento de varejo está comprando produtos de agricultores familiares; empresas também vão ofertar cursos de capacitação para os produtores

Brumadinho, desastre ambiental, Vale, barragem, mineradora
Foto: Corpo de Bombeiros-MG

O governo federal lançou nesta sexta, dia 14, um pacote de medidas, em parceira com a iniciativa privada e o terceiro setor, para a reconstrução de Brumadinho (MG), a recuperação da atividade econômica e ao resgate da autoestima da comunidade atingida pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da empresa Vale, em 25 de janeiro deste ano.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, destacou que a aliança mostra a capacidade da sociedade brasileira de se unir para superar uma tragédia. “Em parceria com o governo de Minas Gerais e a prefeitura, queremos transformar Brumadinho em um piloto de superação, de cidade-modelo em todos os programas do governo federal. Em todas as áreas vai haver um avanço, sempre contando com a parceria da iniciativa privada”, disse, em nota.

Os produtores rurais estão incluídos no pacote de medidas. De acordo com o ministério, o Carrefour, uma das maiores redes varejistas do país, está atuando na compra de produtos da agricultura familiar. Em maio, houve a aquisição de 15 toneladas de mexerica de um produtor local, a primeira dentro da parceria.

A Fazenda Alegria, localizada no estado, está capacitando cerca de 50 produtores da cidade, compartilhando ferramentas de gestão e técnicas de produção de leite e de orgânicos. O projeto vai proporcionar mais escala de produção e melhoria na qualidade dos produtos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) também vai oferecer capacitações profissionais, assistência técnica e gerencial para cerca de 790 famílias da área rural, inseridas no Cadastro Único.

Sair da versão mobile