Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Governo estabelece regras para destinação de animais mortos

Um das determinações é que os veículos utilizados para o transporte resíduos da pecuária devem ser de uso exclusivo para esta finalidade

bois mortos
Foto: Giovani Dorigueto/arquivo Pessoal

O Ministério da Agricultura publicou nesta sexta-feira, 18, no Diário Oficial da União a Instrução Normativa 48, que estabelece as regras sobre o recolhimento, transporte, processamento e destinação de animais mortos e resíduos da produção pecuária.

“A IN estabelece regras que possibilitam a utilização de rotas tecnológicas para os resíduos da produção pecuária de forma sanitariamente segura, alternativas às práticas até então adotadas”, diz a pasta em nota.

De acordo com a norma, para destinar animais mortos e resíduos da produção pecuária para unidade de recebimento, de transformação ou de eliminação, o estabelecimento rural deve possuir cadastro atualizado junto ao Serviço Veterinário Oficial e dispor de um local exclusivo para o recolhimento, que deverá estar fora das áreas utilizadas para o manejo da exploração pecuária e afastado das demais instalações do estabelecimento rural.

Os veículos utilizados para o transporte de animais mortos e resíduos da produção pecuária devem ser de uso exclusivo para esta finalidade. Também devem ser vedados e identificados. É obrigatório o porte de Documento de Trânsito de Animais de Produção Mortos (DTAM) durante todo o percurso.

De acordo com o ministério, o Serviço Veterinário Oficial de cada estado deverá estabelecer os controles necessários para a devida aplicação da IN.

Sair da versão mobile