Após seis meses de negociação sem resultado, a operadora de ferrovias Canadian Pacific Railway e o sindicato que representa seus condutores e engenheiros decidiram recorrer a uma solução arbitral.
Com isso, a empresa pôde retomar o transporte de cargas, após uma greve de dois dias.
A Canadian Pacific é a sexta maior ferrovia de cargas da América do Norte, e transporta mercadorias no Canadá e para Estados centrais dos Estados Unidos. É a principal transportadora de fertilizantes como potássio, que é extraído na província canadense de Saskatchewan.
A oferta global de potássio diminuiu após os embarques de Rússia e Belarus, grandes produtores, terem sido efetivamente interrompidos com a guerra na Ucrânia.
Por isso, a canadense Nutrien, maior produtora corporativa de potássio do mundo, disse que pretende aumentar sua produção neste ano em cerca de 7%, ou quase 1 milhão de toneladas. A maior parte da produção de suas minas de Saskatchewan é transportada pela Canadian Pacific para navios que têm como destino outros países.
Detalhes do acordo entre a Canadian Pacific e a Teamsters Canada Rail Conference, que representa mais de 3 mil condutores, engenheiros e trabalhadores de pátio da empresa, não foram divulgados. A companhia está em negociação e mediação desde setembro com o sindicato, que busca aumento de salários e benefícios previdenciários e mais tempo de descanso.
Num processo arbitral, as duas partes normalmente apresentam suas demandas para um árbitro independente, que pode então decidir sobre tópicos como aumentos de salário e benefícios. Em alguns casos, certos termos do contrato podem estar sujeitos a uma votação por membros do sindicato.