A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo renovou convênio com a Associação Paulista de Avicultura (APA) na área de defesa sanitária. Segundo a secretaria, o contrato, de R$ 1,17 milhão, foi prorrogado para que São Paulo cumpra as exigências de controle sanitário animal do Ministério da Agricultura, depois que o Chile reportou dois casos de gripe aviária na produção de perus, em janeiro de 2017.
O estado de São Paulo, principal produtor de ovos do país e o quarto em carne de frango, deverá registrar e fiscalizar mais de quatro mil estabelecimentos avícolas comerciais, abrangendo produtores de frango de corte, galinhas de ovos comerciais, codornas e aves ornamentais. Os trabalhos serão executados em conjunto com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA).
Na última terça-feira, dia 21, o Ministério da Agricultura assinou instrução normativa que intensifica a prevenção da influenza aviária, reforçando e atualizando o programa de gestão de risco existente. Entre as medidas há a exigência de colocação de tela em galpões de aves poedeiras e de corte e prazo para as granjas apresentarem requerimento de registro junto ao serviço veterinário estadual.