Grupo armado invade fazenda no Pará usando dinamite

Invasores estariam armados com um fuzil e até mesmo dinamite; casas e máquinas agrícolas foram explodidas

O mês de novembro começou com tensão no Pará. Um grupo invadiu a Fazenda Serra Norte, localizada em Eldorado dos Carajás, região sudeste do Estado. Houve confronto entre invasores e trabalhadores do local, que acabou em destruição de casas, queima de tratores e apreensão de armas.

O proprietário da fazenda, Marcelo de Freitas, participou do programa Mercado e Companhia desta quinta, dia 3, e relatou a situação. De acordo com ele, o grupo estava armado, com o uso de fuzil e dinamites.

“Nós temos medo porque eles estão armados. Nós só temos a lei e o Governo, que, inclusive, nos apoiou bastante”, relatou o proprietário da fazenda. “Conseguimos recuperar a sede principal da propriedade, mas todas as casas foram destruídas e nossos colaboradores maltratados.” O produtor aguarda decisão judicial para reintegração de posse.  

Em um primeiro momento, houve suspeita de que o grupo estaria ligado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o que foi negado por um membro da Coordenação Nacional do movimento, Ayala Ferreira. A representante afirma que a ocupação se trata de um ato isolado de pessoas autônomas.

O grupo teria se organizado e passado pedindo água e comida por alguns assentamentos de Eldorado, antes de utilizarem método próprio de ocupação.