Internacional

Guerra entre Rússia e Ucrânia completa 200 dias

Momento do conflito é marcado por discussão sobre a exportação de grãos

A guerra entre russos e ucranianos completa 200 dias nesta segunda-feira (12). Seguindo ativo, o conflito conta, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), com mais de 5,5 mil mortos e 7,8 mil feridos.

+ Siga o Canal Rural no Google News

Além disso, a guerra no leste europeu resultou, até o momento, na fuga de cerca de 7 milhões de pessoas da Ucrânia, até então um dos maiores produtores de cereais — como o trigo — do mundo.

Para o setor agrícola, o temor de escassez de cereais não foi o único problema direto da guerra. Do outro lado do front está a Rússia, que é responsável por 23% do total de fertilizantes importados pelo mercado brasileiro.

Comércio de commodities impactado pela guerra

Ucrânia - guerra - ataque
Guerra na Ucrânia. Foto: Sergei Malgavko/TASS

Com a Rússia tomando o controle de áreas então controladas por Kiev, o comércio internacional de commodities foi prejudicado — e corre o risco de voltar a ser — por causa da guerra.

Desde o início do conflito, em fevereiro, a Ucrânia conseguiu enviar para fora do país o seu primeiro carregamento de grãos no fim de julho. O embarque ocorreu após acordo que contou com os trabalhos de lideranças da ONU e da Turquia.

O acordo para a exportação de grãos a partir de portos ucranianos, contudo, corre risco de ser suspenso em meio à contagem de 200 dias de guerra. Isso porque o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou limitar os embarques. “O que estamos vendo é outra enganação descarada”, reclamou Putin na semana passada.