Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Eleições

Helder Barbalho: regularização fundiária é grande desafio no Pará

Candidato à reeleição ao governo pelo MDB, ele expõe propostas para o agronegócio em entrevista ao Canal Rural

O setor de agropecuária paraense tem um grande desafio: a regularização fundiária. Ao menos é o que acredita o governador e candidato à reeleição pelo MDB, Helder Barbalho. Para resolver esse problema, ele expôs, em entrevista ao Canal Rural, seus planos para o setor.

“Compreendemos ser fundamental garantir segurança institucional e tranquilidade no campo para que o produtor possa investir e saber que isso não representará qualquer risco”, afirmou o emedebista.

+ Eleições 2022: confira a página especial do Canal Rural

Nesse sentido, Barbalho pontuou que a regularização fundiária foi um dos pilares de sua primeira gestão à frente do Executivo estadual. Para isso, ele aproveitou a conversa com o jornalista e apresentador Antônio Pétrin para apresentar alguns números.

“Fortalecemos o Instituto de Terras do Pará. Só a efeito de comparação: nós vínhamos de um resultado de distribuição de terra, nos últimos quatro anos do governo que me antecedeu, de 1.167 títulos. Nós estamos fechando 3 anos e meio de governo com 11 mil títulos distribuídos”, afirmou o candidato à reeleição.

Barbalho ainda afirmou que buscará “avançar” no âmbito da regularização fundiária no estado do Norte ao decorrer de seu eventual segundo mandato como governador. Para isso, prometeu organizar concursos públicos para ampliar o efetivo e investir na compra de equipamentos como drones.

Helder Barbalho fala de combate ao desmatamento

A regularização fundiária no Pará não foi o único tema abordado por Helder Barbalho na entrevista concedida ao Canal Rural. O político do MDB admitiu ser preciso ampliar ações contra o desmatamento ilegal. Por fim, ele ressaltou ser favorável a “monetizar” o produtor rural que preserve a “floresta em pé”.

Eleições 2022: entrevistas

eleições 2022 - logo
Foto: Canal Rural/reprodução

No decorrer dos meses de agosto e setembro, o Canal Rural exibe série de entrevistas com candidatos ao governo nos dez estados com o maior valor bruto de produção (VBP) de 2022, com base em dados apurados até junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Serão transmitidas entrevistas com candidatos aos governos de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Pará e Paraná. Eles foram perguntados sobre propostas para o setor agropecuário.

Para o governo do Pará, foram convidados os dois mais bem colocados no levantamento de intenção de voto realizado pelo Ipec de 30 de agosto a 1º de setembro, no qual 800 pessoas foram ouvidas. Dessa forma, Helder Barbalho (MDB) e Zequinha Marinho (PL) foram entrevistados.

Sair da versão mobile