FUMAÇA DENSA

Incêndio florestal atinge área próxima de aeroporto regional

Até o dia 29 de setembro, estado da Bahia registrou 2.623 focos de incêndios florestais

Incêndio florestal atinge área próxima de aeroporto regional, serra da bandeira, Barreiras, oeste da Bahia
Foto: Pedro Almeida

O corpo de Bombeiros da Base Florestal Oeste, foi acionado na manhã desta segunda-feira (30) para combater um incêndio florestal na Serra da Bandeira, numa área próxima ao Aeroporto Regional de Barreiras, no Oeste da Bahia.

Nas imagens é possível observar o tamanho da fumaça que impressiona e dá uma dimensão do incêndio, além de provocar transtornos aos moradores.

Residente do bairro São Pedro, Phillipe Juan, teme a invasão de cinzas e fuligem em casa, situação comum na região quando ocorrem queimadas próximas a áreas urbanas: “aqui vai encher de cinza já estou até vendo”, disse.

O Corpo de Bombeiros da Base Florestal Oeste, informou que 4 viaturas e 12 bombeiros militares foram deslocados para o combate inicial das chamas.

De acordo com a página do Instagram, Barreiras Desenvolvimento, o sítio aeroportuário possuía Seção Contra Incêndio com estrutura fixa do Corpo de Bombeiros para proteção das aeronaves, equipamentos e salvamento.

No entanto, a infraestrutura foi desmobilizada pelo Governo do Estado em 2018, enviando o caminhão de combate para outro aeroporto.

Mesmo isolado, o local só possui extintores e caixas d’água para combate a chamas, e os investimentos são de responsabilidade do Estado.

Serra da Bandeira e aeroporto regional de Barreiras, Oeste da Bahia
Foto: Reprodução/Google Earth

Fogo recorrente

Durante gravações do especial ‘Cerrado Sem Fogo’, a equipe de reportagem do Canal Rural Bahia registrou no dia 16 de setembro, focos de incêndio em outra área da Serra da Bandeira.

Na ocasião, o fogo consumiu toda vegetação de Cerrado numa região próxima a residências.

Até o dia 29 de setembro, a Bahia registrou 2.623 focos de incêndios florestais, segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!