De acordo com a última nota emitida pela Ultracargo, no início da tarde deste sábado, uma nova explosão aumentou o fogo, que se estendeu para mais um tanque de etanol e gasolina, totalizando quatro reservatórios incendiados. Os tanques atingidos contêm exclusivamente gasolina e etanol. As operações de resfiramento dos tanques vizinhos continuará sem interrupção, segundo a companhia. Não há registros de feridos.
A orientação da concessionária é que os veículos pesados, não autorizados a circular no trecho urbano, aguardem a liberação da vida. A Guarda Portuária do Porto de Santos informou que as operações dos terminais funcionam normalmente, com exceção do terminal de contêineres da BTP, onde há fila de caminhões porque ele está localizados em frente ao local do incêndio.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trabalho para apagar o fogo pode durar mais três dias, quando o combustível queimar por completo. A estratégia é que o combustível se esgote. Os bombeiros resfriam a área próxima aos reservatórios para evitar que o fogo se alastre para outros reservatórios de combustíveis. Ontem, 15 pessoas precisaram ser socorridas, mas todas foram liberadas.
A Ultracargo é a maior empresa de armazenagem para granéis líquidos do Brasil e contra com 175 tanques na região portuária de Santos. Em nota, ela informa que é prematuro identificar as causas.
Leia na íntegra a nota da empresa enviada na tarde deste sábado:
“A Ultracargo informa que o incêndio em parte de seu terminal em Santos atingiu mais um tanque, totalizando quatro neste momento. O quarto tanque é vizinho à área originalmente afetada e contém gasolina.
Na mesma bacia de contenção há ainda mais dois tanques. Um deles está vazio e o outro contém etanol. Nenhum deles foi afetado até o momento. Os trabalhos das equipes de combate ao incêndio estão focados no resfriamento do tanque que contém etanol, com o objetivo de deter a propagação do fogo.
As companhias que atuam no Porto de Santos estão colaborando ativamente no combate ao incidente por meio da cessão de equipamentos e recursos humanos. Com esse objetivo, as empresas e órgãos públicos mantêm duas frentes regulares de colaboração: o Plano Integrado de Emergência, da Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL), e o Plano de Ajuda Mútua, que engloba também indústrias dos municípios vizinhos de Cubatão e Mauá.
O incidente prossegue sem vítimas e feridos.”