Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Indenização para ocupantes de terras indígenas vai ao Plenário

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 71/2011 foi aprovada nesta quarta, dia 2, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado

Fonte: Geraldo Magela/Agência Senado

Os donos de terras consideradas reservas indígenas devem passar a ser indenizados pela União. É o objetivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 71/2011, aprovada nesta quarta, dia 2, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A PEC faz parte da chamada Agenda Brasil, que é prioridade nas votações das próximas sessões do Plenário.

O texto aprovado diz que a União responderá, nos termos da lei civil, pelos danos causados aos detentores de títulos de domínio regularmente expedidos pelo Poder Público relativos a áreas declaradas, a qualquer tempo, como tradicionalmente ocupadas pelos índios e homologadas a partir de 5 de outubro de 2013. A proposta também prevê o pagamento pelas benfeitorias efetuadas sobre o terreno.

A PEC traz ainda medidas para coibir as pretensões de grileiros ou posseiros. Para reivindicar a indenização, o dono do título dominial terá não só de provar a concessão do documento pelo poder público, mas ter sofrido prejuízo com a declaração da terra ocupada como indígena. Outra exigência é que a posse atual seja justa (isto é, não tenha ocorrido de forma violenta, clandestina ou precária) e de boa-fé (o beneficiário do título, ou quem o tenha sucedido, deve provar desconhecer o vício ou obstáculo que impedia a aquisição da terra).

Emendas

A PEC 71 é de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC) e já havia sido aprovada na CCJ em março, mas recebeu quatro emendas de Plenário e voltou para análise da comissão. O senador Blairo Maggi (PR-MT) apresentou um novo texto, incluindo trechos das emendas.

– Entendemos que, em 5 de outubro de 2013, passados 25 anos da promulgação da Constituição Federal, deu-se tempo mais que suficiente para a conclusão dessas demarcações, motivo pelo qual, após esse prazo, as terras com homologações pendentes devem ser indenizadas, qualquer que seja a época da expedição de seus títulos de domínio, desde de que tais títulos tenham sido regularmente expedidos pelo poder público – argumentou Blairo.

O senador também acatou emenda da senadora Simone Tebet (PMDB-MS) determinando que a indenização aos donos das terras que forem consideradas áreas indígenas seja paga em dinheiro.

Índios x produtores rurais

Simone Delcídio Amaral (PT-MS) e Waldemir Moka (PMDB-MS) defenderam a aprovação da proposta como forma de superar os conflitos entre índios e produtores rurais:

– Essa PEC vai permitir que os próximos proprietários de áreas homologadas recebam indenização justa e em dinheiro – assinalou Simone.

Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) foi o único a votar contra a PEC, mas concordou que o debate do tema é urgente.

Sair da versão mobile