O frio perdeu intensidade, mas a semana ainda começou gelada no Rio Grande do Sul, com mínimas de 5 a 17 graus Celsius. É como se estivéssemos com um inverno dentro da nossa primavera. Ao mesmo tempo, o Nordeste do Brasil registrou altos volumes de chuva no último fim de semana. Foram mais de 100 milímetros nas últimas 24 horas em municípios de Alagoas, Pernambuco, Maranhão e Piauí. Também choveu de forma intensa em Roraima, na região Norte.
+ Chuva volumosa, ventos e raios; confira a previsão do tempo
Capital de Alagoas, Maceió teve 180 milímetros de água nos últimos dois dias, o que representa quatro vezes a média climatológica de novembro para a cidade. Ambas situações, temperatura baixa no Centro-Sul e chuva volumosa no Nordeste, são uma assinatura típica do fenômeno La Niña, que entrou no terceiro ano seguido e atingiu o seu ápice agora no início de mês.
Nesta terça-feira (8), a chuva vai continuar de forma persistente em parte do Norte e do Nordeste, mas perderá intensidade. Assim, o tempo voltará a ficar firme no litoral e no norte do Ceará e no Rio Grande do Norte. Temporais ainda estão previstos no Maranhão, Piauí, Pará, Amapá, em Sergipe e em Alagoas. Chuva forte, mas intercalando boas aberturas de sol em Roraima e no leste e norte do Amazonas. As instabilidades também persistem no Sudeste e avançam mais para o Centro-Oeste, sobretudo em Goiás.
E o inverno fora de época continua
Ainda chove forte no sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no nordeste de São Paulo, na Região Metropolitana de Goiânia, em Brasília e no leste e norte de Mato Grosso. Sol e tempo firme sobre o Vale do Rio Doce (MG), Espírito Santo, sudoeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Chove fraco na faixa que vai desde o litoral de sul de São Paulo até o litoral norte e região serrana do Rio Grande do Sul, mas sem grandes alertas. Sem chuva nas demais áreas do interior paulista, interior da região Sul, Acre e centro-sul de Rondônia.
De forma geral, a segunda semana de novembro vai ter pancadas mais irregulares espalhadas pelo Centro-Sul do Brasil. Além disso, as temperaturas ainda baixas para esta época do ano seguirão ativas neste tipo de inverno fora de época. A expectativa é de diminuição da chuva entre as regiões Norte e Nordeste em meados da semana e pancadas mais típicas da primavera nas demais áreas. Dessa forma, as temperaturas devem subir um pouco mais no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste a partir de quinta-feira (10).
__________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.