
O engenheiro agrônomo José Guilherme Tollstadius Leal será o novo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa). Nascido no Rio de Janeiro e formado em Viçosa (MG), foi secretário de Agricultura do Distrito Federal entre 2015 e 2017 e presidente da Emater-DF. Funcionário de carreira desde 2002, acumulou cargos no Mapa e é atual chefe de gabinete da Secretaria de Defesa Agropecuária, comandada por Luis Eduardo Rangel.
Nesta quinta-feira, dia 13, a futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, deve anunciar a estrutura completa do novo ministério, com sete secretarias. As atuais Defesa Agropecuária, Política Agrícola e Relações Internacionais serão mantidas. A Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo deve virar Agricultura Familiar e Cooperativismo. Será criada a Secretaria Especial de Assuntos Fundiários, e, além disso, haverá a reincorporação da Secretaria Nacional de Pesca e Aquicultura. Além dessas, vai ser criada a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, para dar atenção especial ao Semiárido nordestino e apoio a novas tecnologias.
Até mesmo o ministério pode mudar de nome. Mais robusto e abrangente com as recentes incorporações de temas, cogita-se batizá-lo de Ministério de Alimentos e Desenvolvimento Rural.