José Tadashi sofre queda e seu estado é gravíssimo

Um dos maiores fitopatologistas do país e líder nos estudos do combate à ferrugem asiática na soja, pesquisador caiu de uma escada, sofreu traumatismo craniano e está internado em hospital de Londrina

Fonte: Reprodução Canal Rural

O fitopatologista José Tadashi, de 72 anos, caiu de uma escada em sua casa, em Londrina (PR), na manhã desta quinta-feira, dia 28. Ele sofreu hemorragias em vários pontos da cabeça e está internado em estado gravíssimo no Hospital do Coração na cidade.

Ele caiu de uma altura de aproximadamente três metros. Foi socorrido inicialmente pelo Corpo de Bombeiros, mas, como o seu estado de saúde era preocupante, uma ambulância do Samu foi acionada.

Já entubado, ele foi levado ao hospital, onde foram diagnosticados um traumatismo craniano e contusão cerebral. À tarde, ele foi submetido a uma cirurgia neurológica. Desde então, segue internado.

Considerado um dos melhores fitopatologistas do país, Tadashi tem o combate à ferrugem asiática como uma de suas principais bandeiras. A descoberta da doença no Brasil e outras ações contra o fungo, sendo o vazio sanitário a principal, possibilitaram o controle de um dos grandes vilões da cultura da soja.

O combate ao cancro da haste também foi outro estudo do fitopatologista. Descoberto no país em 1984, esse fungo causava severas perdas, que podiam chegar até 100%. Segundo Tadashi, essa doença causou prejuízo de mais de US$ 1 bilhão na época. Hoje, graças em boa parte ao trabalho do fitopatologista, a doença pode ser controlada rapidamente e sem aumentar demasiadamente os custos de produção.
 

Formando em agronomia e com mestrado nos Estados Unidos, Tadashi é reconhecido pelo seu amor ao trabalho. Marcos Akio Yorinori, filho de José Tadashi, lembra-se de uma situação inusitada. Acompanhando uma expedição, o pesquisador embarcou em um avião de pequeno porte. Minutos depois de decolar, o avião caiu.

“Fui levá-lo ao aeroporto, que era afastado da cidade e pequeno. Voltando pra casa, eu ainda não tinha visto o avião no céu. Meu pai me ligou avisando que o avião tinha caído. voltei desesperado para o aeroporto e o vi todo sujo de terra fotografando as folhas para encontrar doença. Foi inacreditável. Ele é apaixonado pelo que faz”, recorda Yorinori.