Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Juiz suspende transferência da gestão de florestas ao Ministério da Agricultura

Medida editada pelo presidente Jair Bolsonaro passava a gestão das florestas públicas do Ministério do Meio Ambiente ao Ministério da Agricultura

Foto: Pixabay

O juiz Henrique Jorge Dantas da Cruz, da 1ª Vara Federal Cível de Belém (PA), suspendeu nesta quarta-feira, 8, a transferência da gestão de florestas públicas do Ministério do Meio Ambiente para o Ministério da Agricultura. Cabe recurso da decisão.

A transferência foi determinada por meio do decreto 10.347/2020, editado pelo presidente Jair Bolsonaro, em maio. Pela norma, o Ministério da Agricultura passaria a para formular estratégias, políticas, planos e programas para a gestão de florestas públicas.

Para o juiz, a alteração não poderia ter sido feita por decreto, já que há a lei 11.284/2006 que prevê a gestão das florestas públicas como atribuição do Ministério do Meio Ambiente. Ao suspender a mudança, o magistrado atendeu pedido em ação popular por dois advogados. O Ministério Público Federal (MPF) deu parecer favorável à suspensãob.“Atribuir a gestão de florestas públicas ao Ministério do Meio Ambiente foi uma decisão política do Poder Legislativo”, disse o juiz.

Na ação, a Advocacia-Geral da União (AGU) argumentou, entre outros pontos, que a estruturação dos ministérios é competência do Poder Executivo, e que a gestão de florestas públicas integra as políticas mais amplas de desenvolvimento sustentável. Para o órgão, a interferência do Judiciário no assunto seria ‘indevida’.

Sair da versão mobile