Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Kátia Abreu defende CRA indexada ao dólar

Medida tem por objetivo atrair US$ 20 bilhões ao país para financiar a agricultura

Fonte: Agência Brasil/Divulgação

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, esteve reunida nesta quinta, dia 1, com o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, para discutir a possibilidade de emissão do Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) indexado ao dólar.

A medida, que tem objetivo de oferecer uma opção a mais de financiamento para o agronegócio, pode atrair até US$ 20 bilhões para o Brasil, de acordo com estimativas de integrantes do governo e de parlamentares.

Antes desse encontro, membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) já haviam se reunido com o Banco Central para apresentar a proposta e saíram de lá com a promessa de que um estudo seria feito. Fontes dizem que essa mudança está em estudo no BC e que a instituição até já fez alguns contatos com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para entender as implicações legais dessa indexação.

O setor agropecuário, apesar de ser o único setor a crescer no país, enfrenta dificuldades de obter recursos para financiamento. Os depósitos à vista e os recursos da poupança rural, as principais fontes do crédito rural com juros controlados, estão em queda.

No primeiro semestre, a diminuição desse funding tornou escasso os recursos que eram usados para o pré-custeio, que são tradicionalmente usados para preparar uma nova safra. A falta de recursos também fez o governo reduzir o volume de crédito a juros controlados e elevar o montante com taxas livres.

A questão ainda não está fechada e novos encontros devem ocorrer. Além da ministra, Tombini recebeu dois representantes da FPA, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) e deputada federal Tereza Cristina (PSB-MS). 

Sair da versão mobile