A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, disse nesta quinta-feira, dia 7, via Twitter, que os recursos para o pré-custeio deste ano estão garantidos. Com a mensagem, ela tenta descartar a repetição do cenário observado no início de 2015, quando faltaram recursos para o planejamento da safra 2015/2016.
“O pré-custeio da safra já está garantido. Banco do Brasil e Mapa juntos na luta. Estamos trabalhando mais fontes de recursos com antecedência”, afirmou.
Na quarta, dia 6, a ministra se reuniu com a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Segundo ela, o colega ofereceu “cooperação total”. Kátia Abreu afirmou ainda que debateu crédito para a próxima safra e preço de alimentos com a presidente.
“Os gestores do governo devem usar a criatividade, principalmente nas horas difíceis. Saí otimista da reunião com a presidente”, relatou.
Segundo a ministra, o mundo está consumindo mais alimentos, “e nós temos para vender”. Ela ainda citou Índia, Arábia Saudita e China como exemplos de países que têm expandido a compra e o consumo de alimentos.
Kátia Abreu ainda fez um alerta para o preço de tomate, que deve começar a subir por causa do clima. Em anos anteriores, o produto foi apontado como vilão do custo de vida.
“O preço dos alimentos flutua de acordo com o sol e a chuva. Época de chuva é época de tomate caro, pois a produção diminui. Temos opções”, afirmou.