Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Lama chega ao litoral do Espírito Santo

Máquinas da mineradora responsável pela barragem rompida em Mariana (MG) abrem caminho para os rejeitos minerais. Avaliação é que diluição no mar atenuará danos

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

A onda de lama de rejeitos minerais que se formou após o rompimento da barragem do Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana (M), no último dia 5,  deve chegar ao litoral do Espírito Santo a partir da noite deste sábado, dia 21, até a madrugada do domingo, segundo informações da Defesa Civil e da mineradora. Devido ao período seco, um banco de areia formou-se e está impedindo a chegada da lama ao mar.

Máquinas da Samarco, mineradora que pertence à Vale e à anglo-australiana BHP Billiton, trabalham para desobstruir o caminho até o litoral no vilarejo de Regência, próximo à cidade de Linhares. A avaliação é que, caso a lama se dilua no mar, os danos serão menores do que se permanecer represada.

Em uma tentativa de salvar a vegetação na foz [ponto de desaguamento no mar] do rio Doce, a Samarco instalou boias de contenção nas margens. No entanto, não há certeza sobre a efetividade das medidas, já que tradicionalmente elas são usadas na contenção de vazamentos de óleo.

O trajeto da lama de rejeitos pelo rio Doce interrompeu o abastecimento de água em municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. A situação mobilizou pessoas de vários pontos do país, que arrecadaram água potável para enviar para a região. Amanhã (22), durante o jogo de futebol entre Fluminense e Avaí, na cidade capixaba de Cariacica, haverá mais um esforço de arrecadação.

Os torcedores que doarem dois litros de água mineral nas entradas do estádio terão direito a pagar metade do valor dos ingressos. A campanha está sendo organizada pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES).

Sair da versão mobile