Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Maggi assina protocolo para agilizar importação de insumos agropecuários

Basf, Bayer, Adama, DuPont e Ihara utilizarão normas do sistema Operador Econômico no Porto de Santos, que simplifica operações

Fonte: Mapa/divulgação

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assinou nesta quarta-feira, dia 25, no Porto de Santos (SP), protocolo para que empresas importadoras de insumos agropecuários adotem o sistema Operador Econômico Autorizado (OEA-Agro), criado pela Receita Federal. De acordo com o ministério, o OEA simplifica, agiliza e garante previsibilidade na oferta de produtos no mercado interno.

As indústrias beneficiadas são Basf, Bayer, Adama, DuPont e Ihara, que operam no porto de Santos. Posteriormente, o sistema será adotado nos terminais marítimos de Paranaguá (PR) e do Rio de Janeiro. Após a assinatura do documento, Maggi disse que o papel do ministério é ser “um agente facilitador da agricultura”.

O objetivo do acordo é desburocratizar e racionalizar a fiscalização dos insumos, com redução do custo operacional no setor produtivo. “O rigor da inspeção será mantido. Só que a fiscalização será realizada de modo mais eficiente, com amostragem baseada em sistemas de inteligência e parametrização”, explicou o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel.

Vigiagro

O ministro também assinou Instrução Normativa aprovando novo regramento para o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) nos portos e fixando procedimentos administrativos e operacionais de controle e de fiscalização, de comércio e de trânsito internacional de produtos agropecuários.

Plataforma

Em Santos, ainda foi feito o anúncio da construção de nova plataforma tecnológica para gerenciamento de ações de fiscalização e de controle de operações de importação e exportação de produtos agropecuários, realizadas em portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais. Em setembro, o Ministério da Agricultura repassou cerca de R$ 3 milhões para o projeto. Os trabalhos devem ser iniciados nos próximos 30 dias.

O novo sistema dispõe de interface para dispositivos móveis, integrado com os sistemas Mapa, com o Portal Único do Comércio Exterior e é operado pelos Departamentos e Superintendências Federais da Agricultura (SFA) e pelo Vigiagro. O trabalho será realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Sair da versão mobile